A Guerra De Gog E Magog: Dentro Ou Fora Da Alma?

Dr. Michael LaitmanNa complexa situação atual em Israel e no mundo, torna-se claro por que o Baal HaSulam insiste que, antes de tudo, nós temos que sentar no banco escolar e estudar. Isto é o que precisamos; caso contrário, não seremos capazes de nos relacionar corretamente com o que está acontecendo.

Isso não significa que eu deva amar meus inimigos como “cada um terá que pagar por seus atos”, mas eu não tenho nada pelo que odiá-los. Eu deveria saber apenas uma coisa: como posso me preparar para a união e de que forma. Só isso pode quebrar o ódio – somente através desta conexão, dentro da qual a força superior é revelada.

Se isso for  revelado, nós vamos curar todas essas forças do mal. Nós simplesmente não temos escolha. O Criador nos pressiona muito, porque senão não chegaremos nunca ao ponto onde a força espiritual, a santidade, reinará em nós. Sem isso, não temos chance de salvação. Eu espero que consigamos transmitir isso à nação, junto com a pressão que é exercida sobre nós como se fosse de fora, isto é, de Cima, e nós seremos capazes de alcançar a união.

Na verdade, isso se chama a guerra de Gog e Magog. Através de todas as nações e usando qualquer instância e possibilidade, o Criador coloca pressão sobre nós, e nós devemos nos unir. É como o êxodo do Egito: a pressão está crescendo cada vez mais, até não termos outra alternativa, e fugirmos. Caso contrário, não desejamos deixar a escravidão do nosso egoísmo e estamos dispostos a ficar e viver nele para sempre.

Portanto, não há saída; nós teremos que passar por todas as “pragas do Egito” e pressões. Quanto melhor nós as compreendermos, menos golpes se materializarão. Eles serão mais internos: com compreensão, consciência, busca e análise. Eles serão mais rápidos, no outro nível. Se o golpe é sentido na matéria, é bilhões de vezes mais duro e prolongado.

A diferença entre os níveis é tal que todo o nível inanimado equivale a uma planta! Tente estimar esta proporção: um lado da balança mantém toda a matéria inanimada do universo, e o outro tem uma folha de grama. Você consegue imaginar que grande diferença é essa, se nós ascendermos apenas um nível na nossa análise e correções, sem falar da ascensão do nível animal ao nível falante! E nós podemos fazer isso em vez dos golpes que nos esperam no nível inanimado.

Imagine, quantos golpes e sofrimentos nós teremos que passar no nível inanimado… Portanto, todo o nosso trabalho agora é apenas subir e subir mais rápido. Para fazer isso, nós precisamos sentar no banco escolar e aprender a entender um pouco o que acontece conosco e com o mundo, e por quê. Nós temos que explicar isso para nós mesmos e para o mundo inteiro. Nós não temos outra arma, exceto as explicações. E a situação simplesmente nos obriga.

Da 5ª parte da Lição Diária da Cabalá 05/09/11,  “A Nação”